O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) selecionou cidades de quatro regiões distintas do Brasil como sedes das Olimpíadas Escolares em 2012 e 2013. Em 2012, Poços de Caldas (MG) receberá a etapa de 12 a 14 anos, e Cuiabá (MT) a de 15 a 17 anos. Em 2013, Natal (RN) recebe a etapa de 12 a 14 anos, e Belém (PA) a de 15 a 17 anos. As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
"É fundamental para o projeto que cidades de diferentes regiões recebam as Olimpíadas Escolares", afirmou Edgar Hubner, Gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares, destacando a realização do evento na Região Norte. "A região da Amazônia já merecia receber um evento deste porte e mostrar toda sua capacidade de organização", completou Edgar, lembrando que Belém foi uma das sedes dos Jogos Sul-americanos de 2002. "O modelo das Olimpíadas Escolares tem como objetivo transformar o esporte a partir de escola como instrumento de formação para o alto rendimento. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional", completou Edgar Hubner.
O processo de seleção das cidades sedes começou com a realização do Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares, onde o COB apresentou o projeto das Olimpíadas Escolares, as responsabilidades e as condições para uma cidade recebê-las. A partir o Seminário, as cidades interessadas responderam ao questionário entregue pelo COB, listando todos os quesitos que a cidade tem que apresentar para ser a sede da competição. As cidades aprovadas foram inspecionadas por uma equipe do COB.
As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010, somadas as duas etapas (com cerca de dez dias, cada), mais de 8.600 participantes de mais de 2.300 instituições de ensino marcaram presença na Etapa Nacional. Em 2011, João Pessoa (PB) recebeu a etapa de 12 a 14 anos e Curitiba (PR), em dezembro, receberá a etapa de 15 a 17 anos.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizadas pelo Ministério do Esporte.