O programa esportivo da maior competição estudantil brasileira acaba de ganhar mais uma modalidade. A partir desta edição para atletas de 12 a 14 anos, que começa nesta sexta-feira, o badminton passa a integrar o calendário de competições.
A partir de agora, as Olimpíadas Escolares nesta faixa etária contam com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
O badminton já vinha sendo praticado nas Olimpíadas Escolares como atividade complementar ao evento. A partir deste ano, o badminton passa a valer medalhas para os participantes.
No Amapá, o esporte já tem confirmação de disputa de sete escolas no nipe masculino e seis no feminino, entre escolas publicas e particulares. As disputas começam no dia 4 de junho no ginásio Avertino Ramos, de 8 às 12 horas.
Para o presidente da Federaçaõ de Badminton do Amapá, Aldir Dantas neste primeiro ano já se tem um número grande de participantes que supera suas expectativas "Pra vocês verem até ontem o badminton era coadjuvante e esperamos trabalhar o esporte em todo o país como referência esportiva do Brasil", podem esperar.
O badminton participou dos Jogos Olímpicos como esporte de demonstração em Munique 1972 e Seul 1988. A modalidade passou a fazer parte do Programa Olímpico nos Jogos de Barcelona 1992. Os países de maior destaque são China, Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
As Olimpíadas Escolares 15 a 17 anos também contam com 12 modalidades, sem a disputa do badminton. O taekwondo faz parte do programa de competições para esta faixa etária.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário