sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Individuais abrem oficialmente as olimpiadas escolares 2011


Oito dos 12 esportes que compõem a programação das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 12 a 14 anos, iniciam suas disputas neste sábado, dia 10, em João Pessoa (PB). Destaques para o badminton, modalidade que estreia na edição desse ano, e para o ciclismo, que distribuirá as primeiras medalhas da competição.

As partidas de duplas, tanto no masculino quanto no feminino, abrem o cronograma esportivo do badminton, a partir das 9h, no Ginásio do Colégio Polícia Militar. Atletas de 15 estados, num total de 28 meninos e 24 meninas, se inscreveram para participar dos torneios da modalidade.

“O número de inscritos respondeu positivamente a nossa proposta”, afirmou o gerente de competição, Cristiano Barros, que não esconde o entusiasmo. “Temos mais estados inscritos do que o número de federações de badminton no país, o que demonstra que a inclusão do esporte nas Olimpíadas Escolares pode ser um grande passo para o aumento das federações e o consequente crescimento da modalidade”.

Caberá às atletas do ciclismo a honra de receber as primeiras medalhas do maior evento estudantil do País. A prova de estrada individual em circuito abre a programação da modalidade às 9h, com a competição feminina. A masculina acontece na sequência, sempre no mesmo local, a Avenida Hilton Sotomaior, com largada em frente ao CNEC.

Ainda haverá distribuição de medalhas no judô, neste sábado. Os atletas das categorias pesado e meio-pesado, tanto no masculino quanto no feminino, serão os primeiros a pisar no tatame, a partir das 9h, no Ginásio de Esportes UNIPÊ. À tarde, as disputas serão nas categorias médio e meio-médio.

O atletismo começa às 9h, na UNIPÊ, com as provas classificatórias. A natação também não terá final no primeiro dia de disputas. As eliminatórias estão marcadas para as 15h30, na piscina do CIEF. Já o xadrez terá duas rodadas neste primeiro dia de competições, a primeira marcada para as 9h e a segunda às 15h, sempre na Estação Ciência. A fase classificatória concurso I da ginástica rítmica se inicia às 14h, na APCEF. O tênis de mesa, por sua vez, terá início com a competição por equipes, no Ginásio de Esportes Marista Pio X, a partir das 9h.

A programação das oito modalidades individuais se encerra na segunda-feira, dia 12. Na próxima quarta-feira, começam as disputas nos esportes coletivos: basquete, futsal, handebol e vôlei. As finais acontecerão no domingo, dia 18, data do encerramento da edição 2011 do evento.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, corealizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário